O Espaço “Escuta o Silêncio” era originalmente um antigo curral de animais, transformado com muito gosto e dedicação pela mão de várias pessoas colaborantes, para se poder tornar num espaço único, acolhedor, pacificador e convidativo ao silêncio e à escuta interior.

Bênção do espaço Escuta o Silêncio a 29/01/2023

Deixem que vos conte brevemente a história.

Eu estava no convento como o peixe na água até ao momento em que com as jovens em formação e a Ir. Eduarda, tomei consciência de que o mundo de hoje precisava de uma vida religiosa nova e diferente. Foi pelos anos 90.

E entrei numa busca grande do que Deus queria de mim e onde.

Em agosto de 2004 eu estava em Torres Novas a fazer retiro. Rezava o nascimento de Jesus em Belém, à boa maneira dos Jesuítas. Estava lá a ver o local com Maria e José na gruta pobre de animais. Emocionei-me com aquela pobreza tão grande e questionei:

Porquê Senhor teve que ser assim? Não poderia ter sido um pouco melhor noutro lugar mais confortável?

E fiquei em silêncio a escutar e a ver aquela pobreza… Sem eu saber como, deu-se como que uma volta dentro de mim e vi-me claramente aqui neste espaço (escuta o Silêncio) por trás desta porta (porta de entrada do espaço). E uma mensagem muito clara cá por dentro, a dizer-me: 

Não é há dois mil anos na gruta de Belém! É aqui que vai nascer uma coisa nova! A gruta pobre de animais é aqui!

Fiquei meia tonta e atordoada! Sem saber o que dizer, confusa… fiquei em silêncio a escutar. Acolhi e questionei:

Meu Deus, como poderá ser isso? Manda-me para qualquer parte do mundo, mas não para ali!

Mergulhei no silêncio um tempinho. Acolhi na fé sem fazer a mínima ideia de como iria ser. Acreditei e guardei no meu coração, como Maria de Nazaré.

Foi uma caminhada de vida na fé e na fidelidade, na escuta, no silêncio, na procura, e com muitas pessoas a ajudarem-me. Na verdade, a Deus tudo é possível, como disse o Anjo Gabriel a Maria!

Hoje vejo concretizada a promessa de Deus.  Este espaço que era também um curral de animais! Ele está transformado, pronto para acolher e ser um espaço para escutar o silêncio, escutar a presença de Deus que habita o mais profundo do ser de cada um/a de nós. É uma escolha de Deus!

Ir. Margarida Monteiro

Convite

Este é um espaço livre de restrições e aberto a todos. Mais do que a beleza do espaço captada nestas imagens, fica o convite a visitar, entrar e experimentar simplesmente estar e escutar.

Até breve!