Como nasceu a Nascentes de Luz?

Era Setembro de 2009, e o arquiteto José Fava terminara o projeto de restauro e adaptação da casa que era dos meus pais. Ele mesmo propôs e promoveu um evento festivo com familiares e pessoas amigas. Após o lanche, e sem pré-aviso, disse-me que falasse do meu projeto. Fiquei um tanto atarantada, mas falei e disse, pela primeira vez em público, o que me tinha trazido do convento. Todos me escutavam com muito interesse e mesmo admiração.

Quando terminei, o meu primo Jorge disse com voz firme e convicta: ­”O teu projeto é lindo, bom e necessário na nossa terra. Nós vamos ajudar-te, mas à Margarida não é possível. Cria uma associação.

Estremeci da cabeça aos pés. Jamais me tinha passado pela cabeça criar o quer que fosse.

Queria apenas um espaço para receber e ajudar as pessoas a descobrirem as nascentes de vida, de paz e amor que estão dentro de si. Mesmo sem perceber, nem saber nada, acolhi.

Apoiada pela minha família e algumas pessoas amigas, demos os passos necessários para criar a associação Nascentes de Luz. A 29 de Janeiro de 2010 com a solicitadora Susana Serrano, as minhas irmãs, Fátima e Edite e o meu cunhado Abel fomos ao Notário de Leiria assinar a escritura. Passaram já 12 anos!

Olho maravilhada e agradecida para este tempo vivido! Olho maravilhada e agradecida para tantas pessoas que comigo sentiram, sentem e constatam que no mais profundo de si mesmas há nascentes luminosas que querem jorrar e dar um sentido novo à sua vida. São nascentes de felicidade que nada nem ninguém nos pode tirar. E aquelas tantas outras que vieram sedentas procurar essa água escondida!?

Experimento uma gratidão imensamente agradecida a todas elas e a Deus por me ter trazido para esta obra tão linda.

Vem celebrar connosco o 12º Aniversário no dia 29 de Janeiro, na Eucaristia paroquial da Maceira pelas 18h15. Convidamos-te a estares connosco, em agradecimento e oração, aqui ou onde estiveres.

Ir. Margarida

Janeiro 2022