Projeto de Permacultura – Cuidar da Terra (Planeta), cuidar das pessoas, partilhar saberes e recursos

O projeto de ideias para o espaço da Associação Nascentes de Luz é um projeto que combina a Arquitetura Paisagística e a Permacultura com o intuito de criar um espaço modelo para um futuro sustentável. É um projeto de carácter maioritariamente ambiental e social que abraça vários outros projetos desenvolvidos pela Associação desde a sua formação e que pretende criar um modelo de sustentabilidade e resiliência. 

Em 2012 recebemos o projeto de Permacultura – NASCENTES DE LUZ UM PROJETO DE FUTURO, elaborado pela Arquiteta Paisagista Eunice Neves.

A partir dele fez-se em 2013 um PDC – Curso de Planeamento e Design – Foi dado em língua inglesa por um professor inglês com a Arquiteta Eunice. Teve mais de 30 participantes e a duração de duas semanas.

Aqui se estudou e descreveu o projeto ao pormenor. A pouco e pouco tem vindo a ser posto em ação com forte colaboração de vários voluntários e voluntárias formadores/as e pessoas que querem aprender a agricultura biológica.

Traçaram-se os caminhos, fez-se a horto jardinagem nos espaços mais próximos da casa.

Estamos a implementar a agricultura Regenerativa Sintrópica: plantar árvores, arbustos, plantas, flores e vegetação diversa para biomassa.  

Foram criados pontos de distribuição da água recolhida das chuvas. Um grupo de voluntários está a construir um fontanário – Fonte de Siloé, no quintal.

Reconstruiu-se a casinha do motor do poço com oferta significativa de mão de obra do construtor e outros voluntários.

Em todas estas obras temos tido sempre a colaboração da Junta de Freguesia da Maceira em materiais e máquinas para remoção de terras, serviços de corte de ervas e canas nos  espaços verdes.

Também a colaboração das Empresas Amigas em oferta de materiais e/ou redução de preços.