O espaço que hoje chamamos “Espaço de atendimento”, e que foi durante muito tempo conhecido como a “Eira do avô” era originalmente, uma das construções mais antigas da Nascentes de Luz. Era aqui se secavam, malhavam e guardavam os cereais – milho, trigo, feijão, grão de bico, etc., e algumas alfaias agrícolas.
Aqui se faziam as descamisadas do milho em cada final de verão. No final, havia o bailarico animado por algum dos rapazes que tocavam a chamada sanfona ou gaita de beiços. Quando foi criado o Rancho Folclórico da Costa , esta eira foi emprestada para os seus ensaios. Quantos segredos estarão escondidos nestes muros e nestas pedras?!
Quando veio para cá viver a Ir. Margarida em 2007, olhou este espaço e viu nele um bonito local para acolher e estar com as pessoas que a vinham procurar. Deu-se conta que era um local precioso, agradável, com privacidade e que comunicava bem-estar e paz.
O sonho foi tomando forma e cada vez mais o interior deste espaço se encaminhava para um espaço de silêncio, para estar a sós, para escutar, para escutar os passarinhos e a natureza, escutar o silêncio dentro de si, para saborear o gosto da solidão repousante… Também um espaço para fazer um ou outro atendimento, para exercícios de relaxamento, para acolher pequenos grupos em reflexão. Como qualquer coisa que convida à interiorização, à escuta!
O espaço exterior é um espaço agradável para olhar e contemplar a natureza, ao perto e ao longe! Para repousar ao sol quentinho de inverno, quando caiem mas folhas. Ou para desfrutar da sombra, proteção e privacidade agradável no verão. As uvas que cada pessoa pode colher e saborear são o sinal dos frutos saborosos das qualidades pessoais que cada pessoa tem dentro de si e que querem ser conhecidas, cuidadas e desenvolvidas, postas em ação na vida concreta. É também um precioso local para visitar a noite, olhar o Céu, as estrelas, o luar, escutar o silêncio, sentir o ar fresco ou quentinho das noites de verão, a limpidez das noites de Outono.
Na entrada, um grande arco feito de roseiras variadas convida a entrar na festa e na alegria de viver. O plano de adorno exterior foi pensado e desenhado no Curso de Permacultura em Março de 2013. É um espaço lindo, adornado de vida e festa.
Alguns anos se passaram, e conforme o sonho de há muitos anos atrás, o espaço interior foi sendo lentamente transformado num espaço de atendimento, com o conforto e a privacidade importantes a quem o procura, não só para a realização de atendimentos individuais, mas também para a realização de algumas terapias promovidas por elementos da equipa.
Se te sentes chamado a conhecer este espaço, a encontrar um acompanhamento espiritual ou até a experimentar uma terapia, visita-nos ou entra em contacto. Será um gosto receber-te!
Adaptado do texto da Ir. Margarida Monteiro, de janeiro de 2016