A Nascentes de Luz é uma Associação de Apoio à Família, sem fins lucrativos, com uma forte componente humana na sua constituição e propósito, já que é feita de pessoas para pessoas. Define-se pela sua missão, visão e valores:

Missão: Promover o bem-estar e o desenvolvimento ecológico integral da pessoa humana, na relação consigo mesma, com os outros e em interação com a natureza.

Visão: Ser espaço de referência de sustentabilidade integral da pessoa e da natureza;

Valores: Cooperação, compreensão, igualdade, liberdade, respeito, sustentabilidade, espiritualidade.

Compromisso cada vez maior no apoio às famílias, na implementação e prática da agricultura regenerativa sintrópica, tendo em vista a agricultura sustentável, biológica e alimentação de qualidade.

História

A Nascente de Luz, foi criada em 2010 pela Ir. Margarida com alguns dos seus familiares e amigos. A Ir. Margarida deixou a Congregação das Irs. de S. José de Cluny em 2007 e veio viver para os espaços que herdou dos seus pais. No seu coração trazia o sonho de se dedicar inteiramente à escuta e acompanhamento de pessoas que vivem momentos dolorosos e difíceis. 

A Ir. Eduarda, também da mesma Congregação, comungava do mesmo sonho e veio em 2014. 

A N.L em Junho de 2020 tem (235 associados) e um número muito maior de Amigos e Voluntários. 

A Nascentes de Luz é um espaço aberto a todos. Acolhe pessoas e grupos a quem oferece escuta, formação a nível do conhecimento pessoal, alimentação saudável e agricultura biológica.

Desde o início tem vindo a investir na requalificação dos espaços de modo a oferecer as melhores condições logísticas.